Começando o semestre

tumblr_o1s36m666u1uot8aho1_1280

Primeiro de tudo gostaria de começar com apresentações, podem me chamar de Mari, sou estudante de Psicologia e estou no 5º ano da faculdade. Como minhas aulas começam semana que vem, achei interessante fazer o primeiro post relacionado a volta às aulas.

Gosto muito de estudar (é estranho ler isso?) e durante toda a minha faculdade procurei métodos e técnicas que me ajudariam a estudar melhor. Vi milhares de vídeos no YouTube, li milhares de blogs e cheguei a algumas conclusões próprias e que são extremamente funcionais para mim.

Nesse post vou falar sobre 5 tópicos que podem ajudá-lo(a) a começar um bom semestre!

1. Prepare o material que você irá usar esse semestre

Esse primeiro tópico se auto-explica. Basicamente separe o material que irá usar esse semestre. Se forem novos é só organizar, mas caso você for reaproveitar coisas do ano passado:

Quer reaproveitar cadernos antigos? Arranque as folhas deles.

Mesma mochila do ano passado que você não abriu as férias inteiras? Abra ela, limpe-a, tire os papeizinhos do fundo ou aquele pacote de bolacha que nem foi aberto. (sempre acho pacotes do que um dia foram biscoito integrais, mas que agora viraram uma farofa, que nem foram abertos no fundo da minha mochila. Horrível, eu sei, foi por isso mesmo que eu parei de levar esses pacotinhos para a aula).

Mesmo estojo? Veja as canetas que você realmente usa, tire aquelas que só estão lá para enfeite. É comum acharmos que vamos usar tudo, amontoar nosso estojo e só levar peso desnecessário para a aula.

2. Já tenha um calendário a disposição

Seja uma agenda, um calendário de parede ou de mesa. É importante planejar e principalmente visualizar as datas.

Quando temos uma data na nossa cabeça muitas vezes parece distante e não temos uma noção real do tempo que está se passando, por isso é importante termos um calendário.

Eu particularmente uso a agenda apenas para programar coisas diárias, prefiro os calendários de parede que possuem espaço para realmente escrever neles. Sempre colocando-o na minha área de estudos mais frequente para eu ter noção de que as datas estão se aproximando.

Há inúmeros calendários disponíveis para impressão, sempre gostei muito de usar o planner mensal do naomemandeflores.com.

3. Métodos novos de estudo

Durante um bom período da minha vida costumava pesquisar sobre novos métodos de estudo durante as férias para aplicá-los no semestre que estava por vir.

Querer mudar e melhorar é bom, sempre devemos aprimorar aquilo que achamos que pode ser melhor, porém lembre-se de que os métodos estão aí para serem adaptados a você e não o contrário.

Se você sabe que se dá melhor fazendo uma sessão longa de estudos para depois tirar um intervalo proporcional, caso contrário você perde sua linha de raciocínio, não adianta tentar aplicar o método Pomodoro (onde você estuda 25 mins e faz 5 mins de intervalo).

Ou que você não tem saco para estudar mais de 6 horas por dia, mas se planeja para fazer isso mesmo assim. O resultado sempre vai ser frustração e uma sensação de que você não fez tudo o que deveria.

Nós temos a tendência de querermos nos moldar a algo, mas provavelmente seria muito mais proveitoso fazer aquilo que te faz se sentir mais confortável e fazer do estudo algo prazeroso.

4. Tenha metas realistas

O que me leva para o 4º tópico, tenha metas realistas. Frequentemente eu faço uma lista diária do que eu gostaria de fazer contendo milhares de itens, me baseando em uma ideia de produtividade quase impossível de ser alcançada.

No final do dia quando olharmos para aquela lista que contém menos de 20% dos itens realizados a sensação não vai ser boa. Por mais que você tenha feito os 20% que realmente importavam, o resto do que não foi feito ainda será maioria.

A melhor coisa que você pode fazer é ser realista. Sempre se pergunte:”vou mesmo fazer tudo isso no meu dia?”, “vou mesmo conseguir ler 200 páginas daquela matéria chata em um dia só?”.

Ao invés de colocar grandes metas, dê pequenos passos.

Exemplo: tenho um livro de 300 páginas para ler para a prova e tenho dois meses para fazer isso. Se eu ler 10 páginas por dia posso terminá-lo em um mês, se ler 5 páginas por dia posso terminar em 2 meses.

Agora..se eu ignorar esse livro durante os dois meses, na semana anterior à prova terei que ler 42 páginas por dia, fora as matérias das outras provas.

Metas pequenas e diárias são muito mais fáceis de se atingir, são menos estressantes e no final do semestre provavelmente te trarão maior tranquilidade.

5. Saiba priorizar

Saber dar prioridade as coisas facilita muito. Na faculdade temos leituras semanais, muitas, sendo quase impossível fazer todas as leituras para todas as aulas sem que você tenha um colapso nervoso.

O segredo é priorizar. Priorize as suas leituras, priorize seus estudos. Para isso você precisa ter consciência dos seus pontos fortes e fracos. Não tenha medo de admitir que tem dificuldades, de cometer erros e pedir ajuda, pois tudo isso faz parte do processo de aprendizagem.

Caso você tenha mais facilidade com matéria X e muita dificuldade na matéria Y, priorize seu estudo. Leia mais o Y, estude mais para ele, já que você sabe que vai arrasar no X mesmo não estudando tanto.

Quando estava estagiando na clínica, sabia que cada prova abordava certos tópicos de um livro e normalmente esses tópicos não se repetiam. Sabendo disso, eu passei a estudar os tópicos que não haviam sido abordados ainda, não esquecendo aqueles que já haviam caído, mas priorizando e focando naqueles que tinham mais possibilidade de aparecer.


 

Espero que essas dicas possam ajudar em alguma coisa! Espero que consigam nesse semestre, e em todos os semestres que estão por vir, fazer do estudo uma atividade que lhe traga prazer e que seja algo divertido.

Aprender é algo maravilhoso, só precisamos saber como fazer isso do nosso jeitinho!

bob_esponja_58.gif

 

Tenha um bom começo de semestre!

Mari.

Deixe um comentário

